Imprensa

Confira nosso material

Começam os encontros locais da Rede de Mobilização pela Educação
11/07/2018

Começam os encontros locais da Rede de Mobilização pela Educação

Movimento pretende envolver a comunidade nos projetos do Programa A União Faz a Vida

Nas últimas semanas, o Programa A União Faz a Vida (PUFV) iniciou os encontros locais da Rede de Mobilização pela Educação, lançada recentemente num evento regional. Na região, o PUFV é gerido pela Sicredi Alto Jacuí, com o apoio da Cotrijal e a parceria das Secretarias Municipais de Educação dos municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff.

Não-Me-Toque

Nos encontros locais, além dos representantes de Sicredi, Cotrijal e Secretarias de Educação, participam agora pessoas da comunidade que estarão se envolvendo nos debates e  melhorias acerca dos projetos desenvolvidos pelo PUFV nas escolas. As reuniões ocorreram, respectivamente nos dias: 03/07 (Não-Me-Toque), 04/07 (Almirante Tamandaré do Sul), 05/07 (Santo Antônio do Planalto) e 06/07 (Victor Graeff).

De acordo com a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Alto Jacuí, Ane Müller De La Canal, os primeiros encontros locais da Rede possibilitaram a realização de alinhamentos sobre essa nova proposta de aproximar a comunidade do PUFV. “Além disso, foi possível definir como será a atuação de cada grupo formado, sendo que em todos os municípios os membros já se comprometeram em contribuir de alguma maneira com o desenvolvimento da educação do município através dos projetos realizados alunos ”, comentou.

A partir de agora, os encontros da Rede de Mobilização pela Educação ocorrerão periodicamente, em cada um dos municípios onde o PUFV está implantado. Qualquer membro das comunidades pode ingressar nos grupos, basta querer ser um voluntário e entrar em contato com a agência local do Sicredi ou com a Secretaria Municipal de Educação.

Almirante Tamandaré do Sul

Mostra de projetos

A comunidade pode conhecer os trabalhos realizados pelas crianças e jovens através do PUFV nas mostras de projetos locais, promovidas pelas escolas durante o ano. Na manhã dessa terça-feira, 10/07, foi a vez da Escola Marcílio Dias da localidade de São José da Glória, Victor Graeff, envolver famílias, moradores, alunos e professores num grande evento para compartilhar os trabalhos desenvolvidos pelas turmas nesse primeiro semestre.

Na ocasião, os 54 alunos do educandário apresentaram os projetos que estão em desenvolvimento pelas turmas. Na próxima sexta-feira, dia 13,  a comunidade poderá prestigiar a mostra da EMEF Leonel de Moura Brizolla, também em Victor Graeff.

Programa A União Faz a Vida

Santo Antônio do Planalto

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Na região do Alto Jacuí, o Programa conta com o apoio da Cotrijal, em parceria com as Secretarias de Educação Municipais de Victor Graeff, Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Almirante Tamandaré do Sul. Em 2017, o PUFV envolveu 271 educadores e 2.316 crianças e adolescentes.

A essência do Programa ocorre a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade. Entre os públicos envolvidos no PUFV, estão: educadores, alunos, Sicredi, apoiadores, parceiros e assessoria pedagógica.

 

 

Victor Graeff

Mostra de projetos envolveu comunidade em Victor Graeff

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades do Sicredi Alto Jacuí
diretamente no seu e-mail.

Fone Sicredi
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC Sicredi
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria Sicredi
Ligue
0800 646 2519