Imprensa

Confira nosso material

EMEI Professora Marisa Margarida desenvolve projetos do PUFV com a colaboração da comunidade
11/10/2018

EMEI Professora Marisa Margarida desenvolve projetos do PUFV com a colaboração da comunidade

Através do apoio de pais, empresas e comunidade, escola conseguiu concretizar diversos projetos que estavam sendo estudados em sala de aula

O último final de semana foi de muito trabalho para a EMEI Professora Marisa Margarida, de Santo Antônio do Planalto. Através do envolvimento de pais, poder público e empresas parceiras, diversos projetos desenvolvidos pelos alunos tornaram-se realidade por meio do trabalho coletivo e da cooperação.

A concretização destes projetos teve início nos encontros da Rede de Mobilização pela Educação, a qual é vinculada ao Programa A União Faz a Vida. O PUFV é gerido pela Sicredi Alto Jacuí, com o apoio da Cotrijal e a parceria das Secretarias Municipais de Educação dos municípios.

Conforme a diretora da EMEI Professora Marisa Margarida, Tânia Mara Wagner, as ações realizadas são muito importantes. “Cada um colaborou com suas habilidades, sugestões e criatividade. Foi uma grande prova de que trabalho em união e comprometimento oportunizam resultados maravilhosos”, comentou.

Ações desenvolvidas:

  • Casinha das Sensações: Surgiu através do Projeto “Descobrindo o mundo das sensações”, das turmas de Berçário I A/B, construído pelas professoras Soneide Orbach e Taís Soares Maria, com a cooperação das atendentes Cristina de Oliveira,  Yésli  Paludo, Luciane Bach e Bruna dos Santos Soares.

A “Casinha das Sensações”  foi confeccionada com caixinhas de leite e é uma continuidade do projeto, que tem por objetivo proporcionar espaços onde as crianças possam explorar os seus sentidos, suas sensações. Dentro da casinha será colocado um tapete das sensações, também elaborado e construído com materiais sustentáveis.

  • Embelezamento da escola: Houve ainda o plantio de flores e plantas num espaço da escola, através do projeto “Flores e Borboletas”, das turmas de Jardim A e B.

Também, através da parceria entre as turmas de Maternal II B, com o projeto “Meios de Transporte”, e a turma de Pré A, com o projeto “Reciclando, plantando, brincando e aprendendo”, foram confeccionados brinquedos com pneus reciclados, promovendo a reutilização desse material e visando desenvolver a interatividade das crianças nas diferentes faixas etárias da Educação Infantil.  A oficina para o desenvolvimento desses materiais foi realizada com o apoio da Emater de Santo Antônio do Planalto.

  • Revitalização da pracinha: A ação também estendeu-se para uma praça próxima da escola, que foi adotada pelas turmas Jardim A e B. Foram plantadas flores e mudas de árvores no local que, futuramente, vai receber o “Monumento da Paz”, criado pelo educandário da EMEF São Paulo. A EMEI também será responsável por construir o “Caminho das Flores”, envolvendo todas as turmas e profissionais da escola.

Ainda de acordo com a diretora Tânia, os projetos não teriam sido concretizados sem o envolvimento e doação das seguintes pessoas, entidades e empresas: escola, pais, Administração Municipal, Secretarias Municipais, Rede de Mobilização pela Educação, Sicredi, Emater, Cotrijal, Floricultura Delane, Oficina Éder, Borracharia Ferrugem, Oficina Douglas, Chapeação Griep, Pedro Diesel e todos os membros da comunidade que contribuíram.

“Estes trabalhos nos mostraram que excelentes resultados são possíveis apenas quando aliamos a dedicação conjunta de escola, famílias e comunidade. Só temos a agradecer, pois o envolvimento de todos foi muito significativo.”, avaliou Tânia.

Para a assessora de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Alto Jacuí, Ane Müller De La Canal, ações como estas demonstram como a Rede de Mobilização pela Educação pode influenciar na vida de toda uma comunidade, que em cooperação faz muita diferença.

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades do Sicredi Alto Jacuí
diretamente no seu e-mail.

Fone Sicredi
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC Sicredi
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria Sicredi
Ligue
0800 646 2519