Seja um Associado

Tudo o que você precisa saber

Seja bem-vindo ao Sicredi

Você está prestes a se associar a uma instituição financeira cooperativa que e age pensando em você, e em nosso mais de 3 milhões de associados. O Sicredi é referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. Hoje contamos com 95 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com 1.400 pontos. A estrutura conta ainda com quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades, juntas, formam o Sicredi e adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas de crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.

Feito por pessoas e para pessoas, o Sicredi tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os mais de 3 milhões de associados votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa de crédito.

Veja abaixo, os diferenciais de se associar ao Sicredi, seus direitos, deveres e venha fazer parte do nosso mundo cooperativa.


Diferenciais

Relacionamento

No Sicredi, o associado é o dono do negócio. Por isso as cooperativas buscam o envolvimento dos associados e participam ativamente da comunidade em que estão inseridas.

Instituição financeira da comunidade

As cooperativas de crédito retêm os recursos financeiros na sua área de atuação, em benefício dos associados e da comunidade.

Modelo agregador de renda

Em função da natureza cooperativa, da organização em sistema e da forma como atuam no mercado, as cooperativas de crédito integrantes do Sicredi agregam renda aos seus associados e, indiretamente, à comunidade.

Autonomia das cooperativas

As cooperativas de crédito integrantes do Sistema Sicredi possuem um considerável grau de autonomia nas suas decisões, nos âmbitos local e regional.

Organização sistêmica

As cooperativas de crédito integrantes do Sicredi possuem uma marca corporativa forte e contam com empresas especializadas e ganhos de escala em todos os níveis, que determinam o crescimento sustentado e a sua continuidade.

Responsabilidade solidária

Como integrantes do Sistema Sicredi, as cooperativas de crédito diminuem seus riscos e se fortalecem, contando com instrumentos que oferecem segurança e confiabilidade aos associados e à comunidade.

Ato cooperativo

Por ser o associado dono e usuário da cooperativa, o ato cooperativo se diferencia das relações entre fornecedor e consumidor, com benefícios reconhecidos em lei, gerando alto grau de competitividade.

Desenvolvimento regional

Na cooperativa de crédito, você participa dos resultados. E os recursos são sempre reinvestidos na comunidade. As cooperativas trabalham captando e emprestando recursos de associados para associados. Isso faz com que os recursos aplicados por um associado sejam emprestados no máximo em algum município vizinho, evitando que a movimentação financeira saia da região. Esse fluxo gera novos empregos, investimentos e, acima de tudo, melhoria na qualidade de vida da comunidade.


Direitos e Deveres

Direitos do Associado

Tomar parte nas assembleias gerais, discutir e votar assuntos que nelas sejam tratados, bem como examinar e pedir informações sobre a documentação das mesmas, prévia ou posteriormente a sua realização.

Votar e ser votado para funções e cargos eletivos na cooperativa, respeitados, na segunda hipótese, o perfil e demais condições oficiais e regimentais exigidas para o posto.

Valer-se das operações e serviços oferecidos pela cooperativa, cuja remuneração e preços, quando não definidos em normas oficiais, são fixados de acordo com as regras aprovadas pelo Sicredi.

Usufruir das vantagens previstas em lei, no estatuto das cooperativas e em normas internas do Sicredi.

Propor ao Conselho de Administração mudanças estatutárias e regimentais, bem como a adoção de providências de interesse da cooperativa ou do Sicredi, inclusive em decorrência de eventual irregularidade verificada na administração da sociedade ou de infração normativo-estatutária cometida por associado.

Deveres do Associado

Cumprir e fazer cumprir fielmente a legislação própria, as disposições do estatuto da cooperativa e as demais normas internas do Sicredi, especialmente as que decorrem de deliberações da Assembleia Geral e do Conselho de Administração.

Cumprir fiel e pontualmente as obrigações e compromissos assumidos com ou pela cooperativa.

Zelar pelos interesses da cooperativa e das coirmãs, não adotando comportamento que implique abalo de sua imagem ou do Sicredi. Ter sempre em vista que a cooperação é obra de interesse comum ao qual não se devem sobrepor os interesses individuais isolados, especialmente em questões que envolvam remuneração ou preços de operações de crédito e serviços, bem como atos de administração e fiscalização.

Preferencialmente, investir suas economias na cooperativa e com ela realizar suas operações financeiras em geral.

Não exercer, dentro da cooperativa, atividade que caracterize discriminação de qualquer ordem e manter a neutralidade política.


Saiba qual a documentação necessária para ser tornar um associado:

Lista de Documentos
  • Documentos Pessoa Física
  • Documentos Pessoa Jurídica
Cópia dos seguintes documentos:
  • RG e CPF;
  • Declaração do imposto de renda – pessoa física;
  • Comprovante de residência – validade 60 dias;
  • CPF e RG do cônjuge;
  • Escritura de imóveis;

QUERO ME ASSOCIAR

  • Certificado de propriedade de veículos;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • No caso de conta conjunta, cópia de todos os documentos citados acima do 2º titular.

Assine nossa Newsletter

Receba as novidades do Sicredi Alto Jacuí
diretamente no seu e-mail.

Fone Sicredi
Capitais e regiões metropolitanas
3003 4770
Demais regiões
0800 724 4770
SAC Sicredi
Informações, elogios e reclamações
0800 724 4770
Deficientes auditivos ou de fala
0800 724 0525
Ouvidoria Sicredi
Ligue
0800 646 2519